A Herdade do Peso é um pedaço da história do Alentejo, uma propriedade a perder de vista, 465 hectares de terra, hoje essencialmente vocacionada para a produção de vinho, cultura com tradição de séculos na Vidigueira, como no Alentejo.
Desde 1996 propriedade da Sogrape Vinhos, a Herdade do Peso é o paraíso alentejano da maior empresa portuguesa produtora de vinho, 120 hectares de vinha plantada com as castas Aragonez, Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional. E porque a Vidigueira nasceu como região de brancos, no encepamento da Herdade do Peso incluem-se ainda oito hectares de uvas brancas das castas Antão Vaz, Arinto e Chardonnay.
Na linha do universo Sogrape, a Herdade do Peso integra vanguarda, inovação tecnológica e práticas antigas, quer na vinha quer na adega, numa conjugação harmoniosa entre as dádivas da Natureza e a prática humana, sempre tendo em consideração preocupações de equilíbrio económico, social e ambiental.
Com uma barragem de cerca de 20 hectares, a propriedade adota um modo de viticultura de pormenor, com um acompanhamento diário das plantas. Cada talhão é programado de acordo com as necessidades, procedendo-se ao seu tratamento de acordo com a quantidade de água necessária para uma irrigação equilibrada e procurando, assim, acompanhar o ciclo vegetativo da planta de modo a que possa ter uma evolução o mais saudável possível.
O centro de vinificação, construído em 1998, incorpora também tecnologia moderna, como a lavagem automática das caixas de transporte das uvas durante a vindima ou os dois sistemas diferentes de desengace da uva, permitindo uma vinificação adequada ao perfil de cada vinho.
A diversidade da gama é, aliás, uma das características do projeto Herdade do Peso. O seu portefólio inclui vinhos de diferentes níveis de complexidade e estilos, desde os vinhos de lote aos monovarietais, opções mais acessíveis ou vinhos premium ou ainda vinhos de tradição ancestral, feitos em 10 antigas talhas de barro que a adega possui.